quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Argentina aplaude o Rancho Folclórico Português de Ijuí

O trabalho de manter as tradições Portuguesas no Sul do país é desenvolvido com muito carinho pelo Centro Cultural Português de Ijuí.  Por ser a terra das culturas diversificadas, o município é destaque pelo fomento da cultura e pelo apoio as comunidades étnicas.

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa, do Centro Cultural Português de Ijuí, esteve participando do 23º Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso Descendentes do Cone Sul.

Esta edição do evento prestou homenagem a Emilio Meirinhos, que foi integrante do Rancho Folclórico Mocidade Portuguesa de Buenos Aires – Argentina e grande incentivador da cultura Portuguesa.

A programação do Encontro foi desenvolvida na Capital Argentina, Buenos Aires e na cidade de La Plata, onde está localizada a Casa Sede de Portugal Villa Elisa, daquele país.

O Rancho Folclórico Alma Lusa, foi a atração especial do jantar oficial de sábado à noite, quando estavam presentes: o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, o Representante do Círculo Português Fora da Europa, Carlos Páscoa e o Embaixador de Portugal Dr. Joaquim Ferreira Marques.

Na oportunidade foram apresentadas danças, que são resultados de pesquisas, junto a Grupos Folclóricos de Portugal e que representam os bailados tradicionais do final século 19 e início do século 20.

Neste encontro, além de apresentações artísticas, foram realizadas reuniões com os Luso-descendentes, torneio sueca, city tour e seminário pautado na cultura e manutenção das tradições Portuguesas no Cone Sul.

  


Legendas:


1 - Rancho Folclórico Alma Lusa em frente ao Hotel na Cidade de La Plata na Argentina.



2 - Representando a Etnia Portuguesa, Elder Mengarda e Kelli Silva, entregaram ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas em Lisboa - Portugal - Sr. José Cesário, um Kit contendo uma bandeira de mesa, a revista dos 120 anos de Ijuí, produtos da fábrica de balas Soberana e um DVD da Etnia Portuguesa de Ijuí.



3 - Em seu discurso o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas de Lisboa Portugal - Sr. José Cesário, chamou ao palco para uma homenagem os participantes das delegações presentes. Ivan Paim, pelo Centro Cultural Português de Ijuí, recebeu o prêmio de participação e o convite para estarem no encontro do próximo ano em Montevidéo e Colônia do Sacramento no Uruguai.



4 - Ao final da apresentação no sábado à noite, o Rancho Folclórico Alma Lusa foi recepcionado na saída do palco pelos anfitriões do evento (Argentinos) que formaram um corredor humano e aplaudiram em pé a performance dos Ijuienses. Momento de grande emoção para todos os participantes.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lançamento da ExpoBento 2012

Espetáculo de bailarinas cegas emociona convidados

Tradicionalmente falando de negócios e conquista de mercado, este ano o lançamento da maior feira multissetorial do Brasil, a ExpoBento, mudou o foco e explorou o lado humano, valorizando especialmente a capacidade de superação.

Trezentos convidados estiveram na noite de 08 de novembro no espaço Carménère do Dall’Onder Grande Hotel, para o lançamento oficial da 22ª edição da ExpoBento.  Com sua estrutura já consolidada pelos anos de sucesso que vem apresentando, a feira do próximo ano será realizada de 07 a 17 de junho no Parque de Eventos do município.

Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves - RS, a festa de lançamento foi o momento de apresentar o mote da campanha que a partir de agora será trabalhado para a divulgação do evento. Em seu pronunciamento o Presidente da ExpoBento 2012 Roberto Carraro, explicou a campanha de marketing deste ano que envolve o sentimento de cooperação e interação entre as pessoas, uma vez que o tema será “Olimpíadas”.

Segundo Carraro, “No cartaz, temos como símbolo principal a família em harmonia, representando o público da ExpoBento, cujo espaço é considerado um local para pessoas de todas as idades  interagirem com seus familiares e amigos. Usamos três  dos elos olímpicos, azul, vermelho e verde que representam a indústria, o comércio e os serviços, os setores da feira que demonstram a diversidade. Uma novidade na divulgação, é que neste ano apresentamos atrações através dos pictogramas, que são de simbologia universal e nos jogos olímpicos servem de guias para as modalidades a serem competidas. Além disso, utilizamos cores que demonstram alegria, diversão e ao mesmo tempo revelam o espírito da ExpoBento 2012, super moderna e diversificada”. Finaliza o Presidente.

Fez parte da programação um momento de homenagem aos ex-presidentes, que receberam de Roberto Carraro uma medalha, que simboliza a vitória (medalha de ouro) pela dedicação de cada um em seu ano na presidência da ExpoBento.

O ponto alto e mais aguardado da noite foi à surpreendente apresentação da Associação de Balé e Artes, do bairro Vila Mariana de São Paulo. O Balé de Cegos, como é conhecida a companhia, já ensinou mais de 300 deficientes visuais. A professora de dança Fernanda Bianchini começou a ensinar balé clássico a adolescentes cegas em 1995, com 16 anos de idade.

As aulas que são gratuitas não aprimoram somente a postura, o equilíbrio, a noção espacial e corporal, mas especialmente a autoestima do deficiente visual. A companhia mantém-se com doações e com o investimento de patrocinadores e as bailarinas já realizaram apresentações em várias regiões do país.

Sem o sentido da visão, o método de aprendizado que se revelou muito eficiente foi o toque. As alunas tocavam o corpo da Professora Fernanda enquanto ela fazia cada movimento. Imitavam, a partir das impressões captadas pelos dedos, a disposição dos músculos da professora ao executar dobraduras ou ao ficar na ponta dos pés.

Durante a apresentação, as bailarinas realizaram uma vivência com convidados que prontamente atenderam a solicitação para vendarem os olhos e realizarem movimentos pelo palco. Desta forma eles puderam sentir na própria pele as dificuldades de um deficiente visual. Foi um momento divertido e emociante conduzido com muita tranquilidades pelas bailarinas, que fizeram toda a platéia repensar sobre as suas dificuldades e convenceram que sempre é possível superar.

Uma festa surpreendente, assim pode ser definido o lançamento da ExpoBento 2012, que apresentou alguns dos projetos já definidos para a edição de 2012 e emocionou pelo lado social de forma exemplar com o show de superação de limites.





A sensibilidade das bailarinas cegas de Vila Mariana - São Paulo



Diretoria Executiva que atuará na organização da ExpoBento 2012



Lara Silva
Assessora de Imprensa
ExpoBento 2012


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Exercício de paciência.

Quando somos pequenos (eu não cresci muito mas...) a gente ouve o tempo todo dos pais "calma", "espera", "devagar"...  que saco isso né...!   Mas é a vida!   E a gente só percebe que isso não é para nós (arteiros) e sim para acalmar o coração dos pais (preocupados protetores), quando nos tornamos os próprios pais.

E sabe que no ano em que completo 40 anos, então não estou começando no exercício de "ser" Mamãe...descobri isso, porque meu filho Lorenzo, me disse. "Mãe" calma você!...

Dei uma súbita parada e olhei para ele com cara de quem diz: "O que??? Tu piá, mandando eu, me acalmar?"  Ele me respondeu só com o olhar...  mas me disse mil coisas....

Então, respirei fundo e me dei a oportunidade de tentar (porque não é fácil) entender..."Calma", 'Espera", "Devagar", "Cuidado"...e tantas outras palavras...

Agora eu sei...que os meus pais falavam isso para eles mesmo se convencerem de que eu e minha mana (Kelli) tínhamos entendido e que claro..obedeceríamos. ( haham)

Eu ouvia..e agora ...eu digo (mas sabendo) que é para mim mesma...

Ficar berrando (porque eu falo muito alto...SEMPRE) não vai mudar o que eles (Lo e Nick - meus filhos) já traçaram fazer...  eles fazem na mesma velocidade, com os mesmos cuidados eu falando ou não....

Mas vou contar um segredo....sou Brasileira e não desisto nunca...

E pior descobri que os dois tem um pacto em relação a mim...  O que eu peço (brigando nos meus dias anciosos)  eles fazem sem piar...  são homenzinhos que já perceberam que as mulheres são assim mesmo...super protetoras, chatas, egoístas (o que é da gente é da gente)...

Só desejo que sejam bons homens, namorados atentos, pais dedicados e principalmente felizes... que no final de todas  as contas é o que realmente vai importar... os momentos felizes que viveram.

E o recado final vai para os meus pais... meus melhores amigos....a vida é sem dúvida...

um EXERCÍCIO DE PACIÊNCIA.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A satisfação do novo

Que delícia experimentar coisas novas... adoro o "novo", conhecer algo diferente. Sou uma alma inquieta e tenho certeza que nunca vou parar de buscar.

Agora a minha mana, única e onipotente na minha vida (Kelli Simone), me mostrou esta ferramenta da comunicação...e bem para mim (Afff Maria), afinal de contas sempre fui eu, a mais moderninha, mesmo que fosse "só de conta" como sempre brincamos.

Mas se a tecnologia está aí para nos auxiliar...e a verdade é esta, então...mãos a obra.

Somos, nós duas da Comunicação, nascemos assim... eu já cantava na barbearia do meu avô materno com 3 anos de idade para ganhar umas moedinhas... é claro, que ele como era vereador "a voz do povo" na pequena e pacata Tucunduva, ..hahahahahaha...mandava me darem as tais moedinhas...e eu de saia rodada, com as coxitas fofas a mostra, saia linda, leve e solta, ambalando os cabelos longos, satisfeita pelo show.

Agora o show é um pouco mais puxado, já não é tão simples as moedinhas virem... a vida se mostra e nos apresenta a que viemos...e cada um tem o seu caminho.

Escolhi o Direito, mas a Comunicação me escolheu... então que sejamos felizes os 3 enquanto dure...

Neste espaço, pretendo escrever sobre as ações que são o assunto do momento na minha vida..por isso ...

"O Assunto é..."   e hoje o assunto é a Satisfação do novo... a emoção de poder aqui colocar as informações que possam ser interessantes aos amigos e aos parceiros de caminhada profissional e pessoal.

Sintam-se abraçados, é emocionante experimentar "o novo".