quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Argentina aplaude o Rancho Folclórico Português de Ijuí

O trabalho de manter as tradições Portuguesas no Sul do país é desenvolvido com muito carinho pelo Centro Cultural Português de Ijuí.  Por ser a terra das culturas diversificadas, o município é destaque pelo fomento da cultura e pelo apoio as comunidades étnicas.

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa, do Centro Cultural Português de Ijuí, esteve participando do 23º Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso Descendentes do Cone Sul.

Esta edição do evento prestou homenagem a Emilio Meirinhos, que foi integrante do Rancho Folclórico Mocidade Portuguesa de Buenos Aires – Argentina e grande incentivador da cultura Portuguesa.

A programação do Encontro foi desenvolvida na Capital Argentina, Buenos Aires e na cidade de La Plata, onde está localizada a Casa Sede de Portugal Villa Elisa, daquele país.

O Rancho Folclórico Alma Lusa, foi a atração especial do jantar oficial de sábado à noite, quando estavam presentes: o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, o Representante do Círculo Português Fora da Europa, Carlos Páscoa e o Embaixador de Portugal Dr. Joaquim Ferreira Marques.

Na oportunidade foram apresentadas danças, que são resultados de pesquisas, junto a Grupos Folclóricos de Portugal e que representam os bailados tradicionais do final século 19 e início do século 20.

Neste encontro, além de apresentações artísticas, foram realizadas reuniões com os Luso-descendentes, torneio sueca, city tour e seminário pautado na cultura e manutenção das tradições Portuguesas no Cone Sul.

  


Legendas:


1 - Rancho Folclórico Alma Lusa em frente ao Hotel na Cidade de La Plata na Argentina.



2 - Representando a Etnia Portuguesa, Elder Mengarda e Kelli Silva, entregaram ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas em Lisboa - Portugal - Sr. José Cesário, um Kit contendo uma bandeira de mesa, a revista dos 120 anos de Ijuí, produtos da fábrica de balas Soberana e um DVD da Etnia Portuguesa de Ijuí.



3 - Em seu discurso o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas de Lisboa Portugal - Sr. José Cesário, chamou ao palco para uma homenagem os participantes das delegações presentes. Ivan Paim, pelo Centro Cultural Português de Ijuí, recebeu o prêmio de participação e o convite para estarem no encontro do próximo ano em Montevidéo e Colônia do Sacramento no Uruguai.



4 - Ao final da apresentação no sábado à noite, o Rancho Folclórico Alma Lusa foi recepcionado na saída do palco pelos anfitriões do evento (Argentinos) que formaram um corredor humano e aplaudiram em pé a performance dos Ijuienses. Momento de grande emoção para todos os participantes.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lançamento da ExpoBento 2012

Espetáculo de bailarinas cegas emociona convidados

Tradicionalmente falando de negócios e conquista de mercado, este ano o lançamento da maior feira multissetorial do Brasil, a ExpoBento, mudou o foco e explorou o lado humano, valorizando especialmente a capacidade de superação.

Trezentos convidados estiveram na noite de 08 de novembro no espaço Carménère do Dall’Onder Grande Hotel, para o lançamento oficial da 22ª edição da ExpoBento.  Com sua estrutura já consolidada pelos anos de sucesso que vem apresentando, a feira do próximo ano será realizada de 07 a 17 de junho no Parque de Eventos do município.

Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves - RS, a festa de lançamento foi o momento de apresentar o mote da campanha que a partir de agora será trabalhado para a divulgação do evento. Em seu pronunciamento o Presidente da ExpoBento 2012 Roberto Carraro, explicou a campanha de marketing deste ano que envolve o sentimento de cooperação e interação entre as pessoas, uma vez que o tema será “Olimpíadas”.

Segundo Carraro, “No cartaz, temos como símbolo principal a família em harmonia, representando o público da ExpoBento, cujo espaço é considerado um local para pessoas de todas as idades  interagirem com seus familiares e amigos. Usamos três  dos elos olímpicos, azul, vermelho e verde que representam a indústria, o comércio e os serviços, os setores da feira que demonstram a diversidade. Uma novidade na divulgação, é que neste ano apresentamos atrações através dos pictogramas, que são de simbologia universal e nos jogos olímpicos servem de guias para as modalidades a serem competidas. Além disso, utilizamos cores que demonstram alegria, diversão e ao mesmo tempo revelam o espírito da ExpoBento 2012, super moderna e diversificada”. Finaliza o Presidente.

Fez parte da programação um momento de homenagem aos ex-presidentes, que receberam de Roberto Carraro uma medalha, que simboliza a vitória (medalha de ouro) pela dedicação de cada um em seu ano na presidência da ExpoBento.

O ponto alto e mais aguardado da noite foi à surpreendente apresentação da Associação de Balé e Artes, do bairro Vila Mariana de São Paulo. O Balé de Cegos, como é conhecida a companhia, já ensinou mais de 300 deficientes visuais. A professora de dança Fernanda Bianchini começou a ensinar balé clássico a adolescentes cegas em 1995, com 16 anos de idade.

As aulas que são gratuitas não aprimoram somente a postura, o equilíbrio, a noção espacial e corporal, mas especialmente a autoestima do deficiente visual. A companhia mantém-se com doações e com o investimento de patrocinadores e as bailarinas já realizaram apresentações em várias regiões do país.

Sem o sentido da visão, o método de aprendizado que se revelou muito eficiente foi o toque. As alunas tocavam o corpo da Professora Fernanda enquanto ela fazia cada movimento. Imitavam, a partir das impressões captadas pelos dedos, a disposição dos músculos da professora ao executar dobraduras ou ao ficar na ponta dos pés.

Durante a apresentação, as bailarinas realizaram uma vivência com convidados que prontamente atenderam a solicitação para vendarem os olhos e realizarem movimentos pelo palco. Desta forma eles puderam sentir na própria pele as dificuldades de um deficiente visual. Foi um momento divertido e emociante conduzido com muita tranquilidades pelas bailarinas, que fizeram toda a platéia repensar sobre as suas dificuldades e convenceram que sempre é possível superar.

Uma festa surpreendente, assim pode ser definido o lançamento da ExpoBento 2012, que apresentou alguns dos projetos já definidos para a edição de 2012 e emocionou pelo lado social de forma exemplar com o show de superação de limites.





A sensibilidade das bailarinas cegas de Vila Mariana - São Paulo



Diretoria Executiva que atuará na organização da ExpoBento 2012



Lara Silva
Assessora de Imprensa
ExpoBento 2012